quinta-feira, 3 de março de 2011

"Uh é a Ceará Morte!"

Mais uma vez neste blog, e garanto ao leitor-internauta, que esta não será a última vez que falamos de futebol. Eu só digo #owabuso e justifico o motivo para que depois não venham me dizer que isso é preconceito. Pois bem, como uma pessoa que naturalmente trabalha e estuda, depois de um dia cheio, voltei para casa e para isso tenho de utilizar o "ótimo" transporte público de Fortaleza. Nesse percurso eu sempre presencio certas situações e a desta ocasião não foi nada tolerável. Dia de jogo, Fortaleza x Ceará, os usuários já temem usar o transporte. Mas eu não imaginava que esta temerosidade era tão plausível.


Ao chegar ao terminal Antônio Bezerra me deparo com uma situação absurda. Um tumulto. Centenas de pessoas. E um só problema: torcidas. Torcidas do Fortaleza e do Ceará. Claro, fazendo confusão no terminal de ônibus e atrapalhando a vida e outras centenas de pessoas que querem chegar em casa depois de um dia de trabalho. A polícia, coitada, não pode fazer nada porque muita gente inocente, e aí eu incluo crianças e idosos, estava no meio da multidão.


Pra variar, tudo parado. Filas de ônibus. Passageiros, motoristas, cobradores, policiais reféns de uma "cambada" que vai ao estádio somente pra fazer confusão, arranjar briga, gerar violência. E é esta palavra que associo futebol: violência. E não digam que estou enganado. Posso estar revoltado e indignado.


Violência no meu entendimento é fazer mal ao outro, é sentir medo, insegurança... e todos fingem não enxergar este problema na nossa sociedade. E ainda tem gente que aplaude de pé este espetáculo. Infelizmente, cada vez mais futebol é sinônimo de baderna, falta de educação, desorganização e por aí vai. Boa sorte pra quem gosta. Só não posso chamar de bom gosto.


Chamar aquilo de torcida organizada é o mesmo que me chamar de burro. E de burro já está o campo cheio. Não tolero violência, imcompetência, impunidade, mas eu, quem sou eu, para tentar fazer algum barulho em meio aos tantos gritos de "UH É A CEARÁ MORTE, UH É A CEARÁ MORTE" que ouvi no terminal? Entretanto calado não fico.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog.Precisamos ter um espaço
    como esse que ao msm tempo é criativo e crítico.Abç gente.

    ResponderExcluir

O que dá mais abuso em Fortaleza?